Em algum momento da vida estaremos sujeitos ao ato de falar em público.
Seja para apresentação de um projeto acadêmico ou no trabalho, é importante saber como apresentar ideias de forma clara e objetiva, além de prender a atenção do público para aquilo que está sendo falado.
Em situações como essa, é normal que o nervosismo atrapalhe, interferindo não só na oratória, mas também nas expressões corporais. A boa notícia é que é possível conter a insegurança e o medo de falar em público através de uma prática que muitos deixam de lado: a preparação.
Acompanhe as dicas a seguir e saiba como se preparar momentos antes de falar em público para que suas apresentações possam ser cada vez melhores!
Trabalhando o método de oratória teatral
Uma ótima forma de se preparar para uma apresentação é utilizar o método de oratória teatral.
Pense no desafio que é para um ator convencer a plateia de que ele é um personagem. Ele trabalha a própria mente, concentração e expressões corporais para dar vida a um papel e passar aquela verdade.
E tudo isso só é possível com práticas que o deixem seguro e relaxado momentos antes de entrar no palco. Listamos abaixo quais são essas técnicas e como você deve aplicá-las antes de suas apresentações no palco!
Anote e treine seu roteiro
Se você anotou e estudou sobre o tema da apresentação, o primeiro passo já foi dado. Agora, a missão é treinar o roteiro como se você realmente estivesse diante do público.
É assim que fazem os atores. Entre erros e acertos, eles ensaiam o texto diversas vezes até que todo o discurso e os gestos se tornem ações naturais.
Portanto, não se importe em errar ou ter que começar de novo. O objetivo é ter um tempo para ensaiar o conteúdo e se familiarizar com tudo o que será dito em público.
Trabalhe sua respiração
Ansiedade antes de uma apresentação não significa falta de preparo, mas sim um medo do futuro. Ou seja, você se preocupa com o que o público vai achar, tem medo do fracasso e de diversas outras situações. E é assim que a conexão com a plateia é perdida.
Para driblar este problema, uma técnica de oratória teatral muito utilizada é a respiração diafragmática. Ela consiste na respiração pelo diafragma com o intuito de ligar a mente ao corpo.
Ao inspirar pela barriga e expirar contraindo o diafragma, você se sente mais relaxado(a) e tranquilo para um momento de exposição como uma apresentação.
Concentre-se no momento
Outra importante técnica que você deve aplicar antes e durante as apresentações é a concentração.
Mais uma vez, o “medo do futuro” é visto como um fator que atrapalha a boa performance, justamente por colocarmos o foco em outro momento que não seja o agora.
Segundo a neurociência, o nosso foco desvia quando pensamos apenas no objetivo e não no processo como um todo. É necessário deixar de lado as preocupações com o que será dito e apenas viver o processo em seu momento atual que, no caso, é o preparo para a apresentação.
Ao desenvolver essa disciplina mental, é possível potencializar uma performance e conquistar o público através de seu estilo pessoal, sem um discurso apenas decorado e sem vida.
Preparar-se para um discurso é fundamental!
Não tem jeito: o segredo para uma apresentação de sucesso é sempre estar preparado para este momento. Mesmo que você domine o assunto, utilizar técnicas que possam aprimorar essa experiência é uma prática que pode fazer toda a diferença, seja qual for o estilo de discurso ou seu público.
Quer potencializar sua oratória e saber mais detalhes sobre as técnicas teatrais? Então conheça o método YouExp! É a chance de você aperfeiçoar sua performance e gerar admiração em qualquer plateia. Acesse e confira!