Pode ser que você não perceba, mas a linguagem corporal é um dos fatores mais importantes quando o assunto é falar em público.
Ao adotar a postura correta, o orador passa credibilidade, autocontrole e confiança no que está dizendo. E não só isso, mas a projeção da fala e a respiração também saem beneficiadas com a forma como gesticulamos e movimentamos o corpo.
Faz sentido para você? Então acompanhe as dicas que preparamos a seguir e saiba quais são as melhores práticas de linguagem corporal ao falar em público segundo o método teatral!
1. Mantenha a postura correta
Inevitavelmente, estar sob os holofotes e apresentar-se para muitas pessoas gera certo nervosismo.
E é o próprio corpo que dá indícios desse desconforto: as pernas começam a se movimentar voluntariamente e o tronco passa a fazer gestos perpendiculares.
Então, para evitar que o nervosismo fique nítido ao público, procure manter a postura reta, com as pernas e os ombros paralelos ao corpo. Além disso, movimente-se pelo palco de forma natural e relaxada, fazendo pequenas pausas de acordo com o andamento da palestra ou apresentação.
2. Não tenha medo de gesticular
Os gestos são parte fundamental de uma apresentação. Pense conosco: você prestaria atenção em uma pessoa falando por mais de uma hora sem que ela faça qualquer movimento sequer? É praticamente impossível!
Afinal, através da articulação, a oratória ganha mais dinamismo e a sensação de monotonia é rapidamente quebrada. E não só isso, mas também é possível dar um tom mais enfático à mensagem, aumentando sua veracidade.
No entanto, vale ressaltar: ao gesticular, evite ao máximo os vícios. Movimentos repetidos como mexer no cabelo ou no nariz, por exemplo, mostram tensão e nervosismo por parte do orador, o que pode muitas vezes pode soar como falta de preparo ou profissionalismo.
3. Foque nas expressões faciais
Não há como fazer uma apresentação de sucesso se ela não gerar conexão emocional com o público. E uma das principais técnicas teatrais para que isso aconteça é usar as expressões faciais de forma adequada.
Isso porque quando nossas feições estão conectadas com o discurso, a narrativa ganha vida e o que está sendo falado também ganha credibilidade.
Já imaginou um ator interpretando um papel cômico, mas com uma aparência séria ou triste? Simplesmente não há como!
Sendo assim, é necessário usar uma expressão facial convidativa e simpática, capaz de gerar empatia com o público.
4. Mantenha o contato visual
O contato visual também é uma importante técnica para fisgar a atenção do público e chamar a atenção para si.
Quando um orador olha para seu público, ele demonstra que valoriza a presença de todos e transmite confiança em sua própria fala. Assim, as chances de causar boa impressão são muito maiores.
No entanto, evite olhar fixamente para uma única pessoa enquanto fala. Ela pode ficar desconfortável com a atitude e achar que você está falando diretamente a ela.
Olhar toda a plateia e mudar os olhares de direção enquanto fala é uma das práticas mais recomendadas.
A linguagem corporal é uma ferramenta essencial para dar mais vida a uma apresentação!
A forma como utilizamos nosso corpo pode ser decisiva para o sucesso (ou não) de uma apresentação. Mais do que a fala, um orador deve prestar atenção em todos os detalhes para passar mais veracidade e credibilidade no que diz.
Para isso, a técnica de oratória teatral é essencial. Se você deseja aprimorar o seu perfil de speaker e melhorar sua oratória, acesse o site da YouExp e conheça nossas experiências! Aqui você aprende como se tornar um expert em seus discursos e apresentações!